Impressão Digital – 5 tendências para o segmento em 2019

A impressão digital é um segmento que está sempre focado em apresentar novidades ao mercado, em se superar e ampliar o seu nicho. Em 2019 não será diferente: para este ano e os próximos, o segmento deve buscar alternativas para conciliar as mídias digitais e físicas, o alinhamento específico com alguns setores – como o têxtil e o de TI – bem como com conceitos que devem abranger todas as atividades produtivas – como a transformação digital, a necessidade de oferecer uma experiência diversificada aos seus públicos e a sustentabilidade. Veja a seguir algumas tendências que devem se destacar no segmento de impressão digital!

1) Grandes formatos em destaque

Engana-se quem acha que a impressão digital irá focar em pequenos formatos ou em demandas pontuais. A impressão em grandes formatos é uma tendência e deve atrair negócios gráficos de maiores margens. Em pesquisa apresentada pela InfoTrends, 68,8% das empresas entrevistadas sugerem um aumento das oportunidades nesta área, sendo que apenas 3,6% reportaram uma diminuição das oportunidades. Isso porque a sinalização externa é uma das mais procuradas pelas empresas atualmente.

2) Sustentabilidade como prioridade no mercado gráfico

Esta é uma tendência já bastante difundida, mas que deve crescer no Brasil. Embalagens, crachás, cartões, convites – enfim, materiais corporativos e de divulgação que podem se tornar novas plantas após o descarte. Os materiais impressos biodegradáveis e que germinam são uma novidade muito bem-vinda e aceita pelo público.

impressão digital

Neste movimento, vale a pena investir em sacolas, copos e canudos de papel personalizados, ampliando seu portfólio de produtos, mas todos descartáveis e biodegradáveis, que se transformam em flores ou hortaliças, ou simplesmente se desfazem após algumas semanas na natureza. É uma forma de agregar valor e alinhar à marca a uma causa maior, a um material que anteriormente poluiria os meios naturais.

3) Transformação digital – Impressão Digital atual com Offset

A transformação digital é um caminho sem volta para todos os tipos de empresas. A impressão digital pode ser muito bem tida como fruto deste momento transitório, marcado pelo amplo avanço da tecnologia. A impressão digital é quem deve comandar o mercado gráfico nos próximos anos e já tem avançado bastante. Mas ainda o caminho é bem longo para as empresas do setor e até mesmo para o seu público.

Integração tecnológica

Contudo, percebe-se, segundo os especialistas, uma tendência de integrar os meios de impressão digital e offset. Há uma demanda também para integrar o impresso com os meios digitais, ampliando a experiência do usuário – seja pelo uso de computadores, smartphones e outros gadgets, aplicativos, códigos (Q Code e barras) e outros elementos que chamem a atenção do público para a peça impressa de alto padrão. A realidade aumentada é outro conceito que pode contribuir para integrar o digital e o impresso.

impressão digital

A Internet das Coisas e a Inteligência Artificial são conceitos cada vez mais difundidos no segmento da impressão digital. Espera-se um aumento na oferta de impressoras inteligentes, com comando por voz, e possibilidades de impressão digital sugeridas pelo aprendizado da máquina (machine learning).

4) A importância dos detalhes e acabamentos

Não tem como falar em tendências da impressão digital sem falar em detalhes e acabamento. Além de impressoras inteligentes, de produtos que promovam a sustentabilidade e dos processos tecnológicos, as novidades para materiais impressos devem aquecer o mercado neste e nos próximos anos, mesmo estando as mídias on-line em alta.

O material impresso deve ganhar ainda mais detalhes e acabamentos de alta performance, com texturas, o formato do corte, o verniz localizado, laminação e outros elementos gráficos. A oferta tecnológica permitiu com que os materiais impressos tivessem ainda mais qualidade e variedade. Hoje, o mercado vê os resultados em investir em inovação no acabamento final.

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A ideia é gerar uma experiência gratificante ao consumidor final, ao público do cliente, para que a proposta seja lembrada, bem como a marca que ela representa. Por isso, a Norma tem oferecido soluções ideais para o mercado de comunicação visual, que proporcionem através do corte de precisão, rebarba ou acabamento, um produto de destaque, sofisticado e de qualidade.

Estilete Profissional Norma L750

Um exemplo é o Estilete Profissional Norma L750, desenvolvido para as empresas de comunicação visual e para a indústria – um estilete largo e resistente, com lâmina em aço carbono com oito segmentos, recomendado para trabalhos pesados, em materiais como carpete, borracha, filme laminado, couro e piso vinílico. Este estilete é indicado para oferecer o corte preciso para as atividades de um segmento que prima pela boa experiência e agilidade.

5) Impressão digital têxtil

A tendência da vez é a impressão digital têxtil, muito aguardada nos últimos anos. A pesquisa realizada pela InfoTrends estima que o valor do ramo de impressão digital têxtil, itens de decoração, e produtos industriais foi de 10.3 bilhões de dólares em 2012, ou menos de 1,5% do mercado total. Contudo, espera-se que as receitas dos equipamentos digitais têxteis e vendas de tinta devam crescer a uma taxa anual de 30,7%.

A pesquisa justifica o crescimento por muitos fatores, como a diminuição do risco do varejista, o acesso à alta tecnologia, a disponibilidade de soluções de preços reduzidos, o sistema aberto de cabeças de impressão, permitindo preços baixos de tinta, entre outros. Este assunto foi muito debatido na FESPA BRASIL 2019, principal evento do segmento – em que a Norma esteve presente – veja mais aqui.

Veja também:Norma participará da Future Print 2019 – Confira as novidades!

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