10 tendências para comunicação visual 2024 – Confira as novidades!

As tendências para comunicação visual 2024 revelam investimentos na junção de tecnologia e meio digital com práticas mais sustentáveis e personalização. Percebe-se uma evolução significativa, incorporando novas tecnologias, sustentabilidade e uma abordagem mais integrada ao design e à arquitetura. A seguir, confira algumas novidades para este e para os próximos anos no segmento!

1) Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Primeiramente, a integração de realidade virtual e realidade aumentada na comunicação visual está ganhando destaque há alguns anos, pois é fruto da transformação digital. Isso porque as empresas buscam criar experiências imersivas, permitindo que os consumidores interajam com elementos visuais de maneiras inovadoras.

2) Sustentabilidade e Materiais Eco-friendly na comunicação visual 2024

Em segundo lugar, o cuidado com o meio ambiente é uma constante. A conscientização ambiental continuará a influenciar o setor assim como o faz com outros segmentos. Aliás, espera-se um aumento na adoção de materiais sustentáveis e práticas eco-friendly, tanto na produção quanto na exibição de elementos de comunicação visual 2024. Por exemplo, no desenvolvimento de produtos e embalagens, bem como displays e outros elementos visuais 100% renováveis.

3) Design Responsivo e Flexível

Praticidade, inclusão e integração são tendências fortes para a comunicação visual 2024. O foco será em elementos que se adaptam a diferentes contextos e dispositivos, garantindo uma experiência coesa em diversos ambientes e plataformas.

4) Integração com Arquitetura Urbana

A poluição visual sempre foi um problema a grandes cidades. Agora, a comunicação visual será cada vez mais integrada à arquitetura urbana, transformando edifícios e espaços públicos em telas dinâmicas estratégicas. Isso cria oportunidades para narrativas visuais mais amplas e interativas.

5) Personalização e Identidade de Marca

Com certeza, a personalização será uma tendência crescente, com empresas buscando soluções de comunicação visual que reflitam de forma única a identidade de suas marcas. Ou seja, isso pode envolver designs exclusivos e mensagens adaptadas ao público-alvo.

Em destaque, os acessórios de corte de precisão, por exemplo, permitem oferecer exclusividade e excelente acabamento às peças de comunicação visual e desenvolvimento de produtos. Por isso, a Norma vem inovando em criar lâminas e estiletes específicas que atendem à comunicação visual.

6) Tecnologia Interativa e Sensorial

O que é físico e o que é digital? Onde se encaixa a experiência do usuário? A inclusão de tecnologias interativas e sensoriais, como sensores de movimento e holografia, proporcionará experiências visuais mais envolventes e memoráveis, unindo estes dois universos.

7) Comunicação Visual Dinâmica

Elementos visuais dinâmicos, como displays de LED interativos e painéis de vídeo, continuarão a se popularizar. Isso permitirá campanhas mais dinâmicas e atraentes, especialmente em ambientes de varejo, ponto de venda e eventos.

8) Uso Estratégico de Cores e Tipografia

A tendência é explorar estrategicamente o uso de cores e tipografia para transmitir emoções e mensagens específicas. A Inteligência Artificial contribui no desenvolvimento de paletas e novas cores e formas. No entanto, trabalhos manuais e artísticos podem ser incorporados. Um exemplo disso é a impressão digital no setor têxtil e o desenvolvimento de novos tipos de películas para diferentes fins. Assim, a escolha cuidadosa desses elementos desempenhará um papel crucial na eficácia da comunicação visual 2024.

9) Mobilidade e Sinalização Inteligente

Estar presente onde o público está e fazer sentido em um mundo tão acelerado e diverso: esta é uma forte tendência para a comunicação visual 2024. Por isso, a sinalização inteligente, adaptada à mobilidade e à localização, ganhará importância. Isso inclui soluções de navegação visual em espaços públicos e privados.

10) Hibridismo Digital e Físico

A convergência entre o mundo digital e físico continuará a crescer. Estratégias que integram elementos visuais digitais com experiências no mundo real se tornarão mais comuns, em diferentes mídias.

Veja também: 5 melhores estiletes largos para a sua rotina de trabalho

Então, o que achou das dicas sobre tendências para comunicação visual 2024? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Norma no Instagram!  Veja os nossos tutoriais no Youtube!

Deixe uma resposta

Fechar Menu