Mais uma vez a Norma faz parte e promove uma campanha de visibilidade nacional e de grande relevância social: o Janeiro Branco, mês que em todo o Brasil é dedicado à cultura da saúde mental. Durante o mês de janeiro ocorrem ações de apoio aos portadores de doenças mentais, bem como de prevenção, propagação da cultura de saúde mental e bem-estar.
Saúde mental em destaque no Janeiro Branco
Quando se fala em saúde, prevenção de doenças e tratamento as pessoas sempre pensam na saúde do corpo e se esquecem que a mente também merece atenção. A saúde mental refere-se à ao estado emocional, neurológico, comportamental, sentimental e fisiológico do indivíduo, mas remete também à sua subjetividade, ao autoconhecimento e as necessidades psicológicas de cada pessoa.
Com o passar dos anos, muitas doenças mentais têm se intensificado no Brasil e no mundo – como é o caso da depressão, que acomete todos os anos cerca de 2 milhões de pessoas no país – e da ansiedade, sendo que o Brasil é o 11º na lista de países com mais ansiosos no mundo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Nos três últimos anos, o atendimento de jovens com depressão no SUS aumentou 118%.
Trazendo visibilidade
A saúde mental não tem o mesmo destaque que outras demandas de saúde, mas isso tem mudado com ações como o Janeiro Branco e outras que ocorrem todos os anos e são mais específicas sobre determinado tipo de problema. A luta é para que haja uma cultura de bem-estar, cuidados e desmitificação de crenças populares sobre a saúde mental.
Por uma cultura da saúde mental
A proposta principal é propagar uma “cultura da saúde mental”. O que isso significa? Empresas, profissionais de saúde, governo, entidades de todos os tipos e pessoas devem estar unidas para fazer com que em toda a sociedade o bem-estar e a saúde mental seja uma prioridade, propagando boas práticas de prevenção e promovendo o diálogo.
Prevenção e apoio
A saúde mental deve ser uma prioridade de todos e uma pauta constante na sociedade. Além de apoio – através de atendimento acessível e interdisciplinar – aos que precisam e às suas famílias, a prevenção é outra bandeira levantada pela campanha Janeiro Branco. É preciso dar a devida relevância ao tema, propor discussões e buscar alternativas para que os números se reduzam quanto às doenças, distúrbios e limitações.
O que é possível fazer?
A proposta da campanha Janeiro Branco é mobilizar a todos “por um mundo melhor e uma humanidade, com mais amor e mais responsabilidade em relação a si mesma e em relação a cada uma das suas partes”.
Desta forma, participam os profissionais da área, pacientes e familiares, a mídia, a sociedade civil organizada e o público em geral: se cada um reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental, a realidade muda.
Você pode contribuir divulgando a campanha em suas redes sociais, falando com pessoas que tenham alguma necessidade de apoio quanto à saúde mental motivando a buscar apoio, realizando reflexões internas sobre o seu estado de saúde mental, apoiando a causa entre amigos, colegas de trabalho e comunidade, etc. Na mídia, a campanha tem utilizado as hashtags #PorUmaCulturaDaSaúdeMental e #janeirobranco:).
Saiba tudo sobre a campanha no site oficial da campanha Janeiro Branco neste link.
Veja também:Novo Laboratório Norma – Onde são criados os estiletes e lâminas
O que achou a participação da Norma na campanha Janeiro Branco? Deixe um comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!