Desde o fim de 2019, o mundo se depara com um fenômeno sem precedentes no planeta: a pandemia do novo coronavírus, um vírus que causa um conjunto de implicações que define a doença COVID-19, que pode ser fatal.
Desde o final de fevereiro de 2020, esta também é a realidade do Brasil, que tem um sistema de saúde cheio de complexidades e boa parte da população sem o amparo social, econômico e médico necessários para enfrentar esta crise.
Responsabilidades e prevenção
Ainda não há uma vacina para a COVID-19 e ainda não há previsão para que seja desenvolvida, testada e disponibilizada. Desta forma, a prevenção ainda é a melhor forma de combater a propagação do coronavírus.
Não é apenas uma responsabilidade dos governos criar estratégias para amenizar e dar apoio à população nesta fase, mas é também um demanda que cabe às pessoas de forma geral e empresas, como a Norma Lâminas e Estiletes.
Ações da Norma no combate ao coronavírus
Durante todo o período de mobilização contra a pandemia, a Norma vem se adequando às medidas provisórias, determinações do governo estadual e local, bem como orientações do governo federal e da OMS – Organização Mundial da Saúde.
Assim, reduziu as suas atividades presenciais, garantindo todos os cuidados necessários na higienização, proteção individual dos colaboradores ou mesmo a restrição em determinados períodos das atividades locais. A empresa adotou também o atendimento remoto, com equipe trabalhando on-line, com atendimento por celular, WhatsApp, Skype e e-mail, de forma muito satisfatória e abrangente.
A empresa se comprometeu com todas as medidas necessárias de prevenção, bem como tentando manter a normalidade das suas atividades neste período ainda indefinido, pois acredita que é preciso ter calma, respeito aos trabalhadores e clientes, e que esta é apenas uma fase, mesmo que haja ainda um período de recuperação social e econômica mais adiante.
Boas práticas pessoais
É importante que todos, pessoas e empresas, façam a sua parte na luta contra a propagação do coronavírus. A seguir, confira algumas dicas simples, mas que se mostraram eficientes em todo o mundo.
Fique em casa
O isolamento social até foi uma preocupação da maioria dos governantes locais no começo da pandemia no Brasil. Contudo, por parte dos mesmos governantes e da população, houve um recente relaxamento deste isolamento.
A melhor forma de combater o coronavírus é ainda não ter contato com ele. É importante que as pessoas fiquem em casa, não apenas pessoas do grupo de risco – idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas em tratamento contra o câncer, doentes crônicos, etc. – mas todas as pessoas.
É claro que muitos não possuem renda durante a pandemia e as relações de trabalho são bastante complexas no Brasil. A economia está sendo muito afetada e todas as esferas da sociedade precisam consumir produtos e serviços. Mas é importante ter a consciência de que, se este não é o seu caso, contribua ficando em casa com a sua família.
A prevenção é a melhor arma contra a COVID-19
Como dito, não há vacinas contra a COVID-19. É uma fase sem precedentes e não há recursos para que todos os pacientes mais graves em hospitais. É importante ter a consciência de ter todos os cuidados necessários durante todos os momentos do dia.
Lave as mãos e use álcool em gel 70%
Lavar bem as mãos com água e sabão pode eliminar 100% do coronavírus quando se há contato. Por isso, sempre que sair de casa, tocar em objetos comuns, como maçanetas, dinheiro, superfícies e outros, é importante lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel 70% com devida frequência.
Use máscara de proteção
Em muitas localidades do Brasil, o uso de máscaras de proteção individual na rua e para entrar em estabelecimentos comerciais é obrigatório. E mesmo que não fosse, é uma forma eficiente de evitar o contágio por coronavírus.
É fato que as máscaras cirúrgicas e N95 estão em falta no mercado e se destinam prioritariamente aos profissionais da saúde. Contudo, a OMS indicou o uso de máscaras de pano, sendo necessária a higienização adequada após o uso. Utilize sempre que sair de casa e higienize com água e sabão após o uso.
Higienize tudo o que vem da rua
Compras de supermercado, encomendas, chaves, carteiras, celulares: enfim, todos os objetos que a pessoa tem contato ou traz da rua e de estabelecimentos devem ser higienizados com água e sabão ou álcool etílico 70%.
Proteja os idosos e pessoas em grupo de risco
Pessoas idosas, crianças e pessoas do grupo de risco devem seguir o isolamento social em casa, pois são mais passíveis de desenvolver a COVID-19. Vale ressaltar que pessoas mais jovens e em ótimas condições de saúde estão desenvolvendo as complexidades da doença em massa. Por isso, o isolamento social massivo ainda é uma forma mais adequada de prevenção.
Mantenha a positividade em alta
Tenha em mente que a pandemia vai passar. Não desanime! É importante, contudo, não negar a doença e as suas drásticas repercussões. Não é uma simples gripe. Há uma grande incidência de mortalidade. Seja positivo sem ser negacionista. A economia é possível de recuperação, mas as mortes não. O empenho coletivo pela prevenção é fundamental e se manter positivo pode fazer a diferença.
Veja também:Cortes de Precisão – 5 novidades do segmento para 2020
O que achou das dicas de combate ao coronavírus? Deixe um comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!