Estiletes para tapetes e carpetes – 5 dicas para cortes de precisão

O corte de tapetes e carpetes, bem como a sua instalação em diferentes tipos de pisos, é uma atividade que exige o estilete certo. Os estiletes para tapetes e carpetes são ideais para cortar o material com precisão, sem deixar falhas e fios soltos nas bordas, e ainda permitem economizar tempo e material a partir de um corte limpo. A seguir, confira 5 dicas para cortar seus carpetes e tapetes.

1) Planeje o seu corte com estiletes para tapetes e carpetes

Primeiramente, é preciso planejar o que deve ser feito. Será a reforma de um tapete? A troca ou colocação de um novo carpete? Qual material será usado e quais materiais complementares (estilete, régua, cola, adesivo, nata de cimento para a base, etc.) devem estar à mão? Qual a metragem necessária de carpete? Que o tipo de carpete será utilizado? Qual a extensão da área?

Assim, estes são apenas alguns exemplos de questionamentos relevantes ao planejamento da atividade. Este planejamento permite mais economia e dinamismo na hora da execução.

2) Escolha o material

Em suma, a escolha do material, seja um tapete ou carpete, é um passo importante, pois irá definir também o tipo de estilete e lâmina a serem utilizados. Desta forma, defina o material, considerando qual o tipo de corte precisa ser feito. Colocá-lo sobre a área a ser aplicada é ideal para saber como será feito o trabalho e o corte. Para cada tipo de material, há um estilete mais indicado.

3) Utilize os estiletes certos

A escolha do estilete é uma etapa muito importante na hora de cortar tapetes e carpetes, assim como outros tipos de revestimentos para piso. Por isso, a Norma conta com vários modelos de estiletes e lâminas especiais ideais para cortar estes tipos de materiais. A seguir, conheça alguns destes modelos:

Estilete 9mm S22

Este estilete é uma opção de estreito, que possui empunhadura ergonômica, corpo emborrachado antiderrapante e lâmina black. É ideal para cortar tapetes e carpetes, além de materiais como borracha, couro, filme laminado e piso vinílico, pois conta com trava automática, guia da lâmina em aço inox e abertura para clipe retrátil. Deste modo, é indicado para materiais pesados e robustos.

Estiletes para tapetes e carpetes

Estilete Extralargo Profissional H13

Já o Estilete Extralargo Profissional H13 tem empunhadura ergonômica e também conta com a lâmina black de 25mm. Desta forma, é uma opção para materiais espessos e trabalhos extrapesados. Conta com uma trava tipo roldana e guia da lâmina em aço inox.

Estiletes para tapetes e carpetes

Desta forma, é recomendado para atividades em borracha, carpete, couro, filme laminado e piso vinílico. Veja a seguir um pouco mais sobre este estilete:

Estilete 18 mm L33

O Estilete Profissional Largo L33 possui corpo em alumínio fundido e lâmina black. É um estilete que possui trava automática e guia da lâmina em aço inox. É ideal para trabalhos pesados, em materiais como borracha, carpete, couro, filme laminado e piso vinílico. Desta forma, é uma ferramenta importante para profissionais que trabalham com reforma de tapetes ou colocação de carpetes.

Estiletes para tapetes e carpetes

Estilete Largo Profissional L30

Este estilete é uma novidade da Norma. O Estilete Largo Profissional L30 é um modelo diferenciado e ergonômico, que conta com corpo em termoplástico e lâmina black de 18mm, em aço extratemperado.

Além disso, a sua trava é do tipo roldana e o guia da lâmina é feita em aço inox. Aliás, o diferencial deste modelo é que ele possui uma proteção especial para os dedos, que proporciona mais firmeza e precisão no corte.

Estiletes para tapetes e carpetes

Tem ainda um compartimento com duas lâminas adicionais. Assim, é indicado para trabalhos pesados, em materiais como borracha, carpete, couro, filme laminado e piso vinílico. Já foi lançada uma resenha completa sobre este modelo aqui no Blog da Norma – confira nesta matéria!

4) Prepare o piso antes de instalar o carpete

Principalmente no caso do carpete, a preparação do piso que irá receber este material deve ser realizada. Além da medição e do corte do material, em muitos casos é preciso criar uma camada lisa no piso, ainda mais se fizer a aplicação sobre piso já existente, como é o caso da cerâmica, por exemplo. Isso evita deformação do carpete sobre rejuntes, por exemplo. Avalie as condições da base em que irá instalar o material mesmo antes de cortá-lo.

5) Capriche nos detalhes

Para finalizar, os estiletes para tapetes e carpetes são essenciais, pois permitem um corte preciso, sem desfiar e sem outros problemas de acabamento. Nem sempre isso é possível com outros materiais de corte, como é o caso de serrinhas e tesouras.

Os detalhes dizem muito sobre o seu trabalho e fazem toda a diferença, principalmente em acabamento e partes de transição do material. Deste modo, escolha o estilete correto para o material e garanta maior qualidade para a atividade.

Veja também: 5 estiletes para uso doméstico – Saiba onde e quando usar

Então, o que achou das dicas sobre estiletes para cortes em tapetes e carpetes? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Norma no Instagram!  Veja os nossos tutoriais no Youtube!

Deixe uma resposta

Fechar Menu