Lâmina sem segmento – Obrigatória para Certificação FSSC 22000

Você sabia que a utilização de lâminas sem segmento é uma determinação normativa para que a indústria de alimentos obtenha a Certificação FSSC 22000? É uma garantia de segurança e qualidade para o setor e uma forma de trazer mais credibilidade às empresas deste nicho.  A seguir, veja mais sobre esta condição e saiba mais sobre as lâminas sem segmentos da Norma.

O que são lâminas sem segmento?

Para que a rotina produtiva tenha os melhores resultados, uma empresa precisa fazer uso de diferentes tipos de ferramentas de cortes de precisão. Entre eles, estão as lâminas e estiletes, que podem se diferenciar muitíssimo em relação à sua função, resistência, tipo de corte, tipo de material e outros quesitos.

As lâminas sem segmentos são aquelas que não contam com aquelas marcações para a quebra da lâmina após o seu desgaste. São inteiriças e mais seguras, compostas por materiais resistentes.

No caso da indústria alimentícia e outras similares, o uso de recursos mais especializados, além de necessário ao dia a dia, é também obrigatório para que as empresas se adequem a determinadas leis para a obtenção de certificações ou mesmo para a continuidade das suas atividades.

Ou seja, é o caso das lâminas sem segmentos. Apesar de terem melhor custo-benefício, as lâminas segmentadas nem sempre são indicadas para todos os tipos de trabalhos, pois oferecem riscos durante determinados processos produtivos. Já a lâmina sem segmento é indicada para quem usa regularmente o estilete em seu trabalho, mas precisa de uma segurança maior durante o uso. São, em geral, mais seguras, ainda mais quando o processo envolve a produção de alimentos, por exemplo.

Veja mais sobre as lâminas sem segmento neste artigo especial!

O que é a Certificação FSSC 22000?

A norma FSSC 22000 (Certificação de Sistema de Segurança Alimentar) é um conjunto de premissas para a produção e colocação no mercado de produtos e alimentos que são seguros para os consumidores. A norma FSSC 22000 integra ISO 22000:2018 e ISO/TS 22002-1, é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA) e aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Em destaque, são foco desta certificação: produtos de origem animal perecíveis, produtos hortícolas, produtos com vida útil longa em temperatura ambiente, ingredientes alimentares (exceto suportes técnicos e tecnológicos).

O que fala a nova regra da Certificação FSSC 22000 sobre estes tipos de lâminas?

Para finalizar, o certificado de conformidade com esta norma conta com etapas e a empresa deve se preparar por pelo menos 3 meses antes de aplicar para este. A aplicação tem cinco etapas distintas e vários critérios. Um deles é a utilização de lâminas sem segmentos na rotina dos processos produtivos.

Logo, a empresa deve adotar este tipo de ferramenta de corte se quiser ser certificada, além de atender a outras regras de segurança. Uma vez implantado o sistema e conquistada a certificação, a empresa passa por auditorias regulares.

Veja também: Tendências para comunicação visual 2023 – Veja quais são as novidades

Então, o que achou das novas regras para a utilização de lâminas sem segmentos pela indústria de alimentos? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Norma no Instagram!  Veja os nossos tutoriais no Youtube!

Deixe uma resposta

Fechar Menu