O acabamento de um produto é muitas vezes o diferencial que impressiona o cliente ou o consumidor final. É a etapa de qualidade, em que se contornam os problemas de fabricação ou se agregam retoques e finalizações, que podem fazer toda a diferença em sua funcionalidade ou aparência do objeto. Em todas as áreas produtivas o acabamento é valorizado. No segmento de comunicação visual não é diferente: peças que visam comunicar uma ideia, um posicionamento, um produto ou marca devem expressar qualidade e excelência.
Por este motivo o refile é indispensável no processo de qualidade das atividades de comunicação visual. Veja a seguir como garantir o bom acabamento em diferentes tipos de materiais com as lâminas de refile Norma.
O que é refile?
O refile é sinônimo de acabamento final ao lidar com materiais de comunicação visual, sejam materiais impressos, acrílico, a remoção de tinta, adesivos e outros produtos da peça, para procedimento de raspagem, cortes e outras ações comuns na rotina destas empresas.
O refile é uma etapa necessária e influencia diretamente na qualidade final do material. Um acabamento mal feito pode dar a impressão de desleixo, ocasionar a perda de informações importantes no objeto, influenciar sua na textura e resultar em prejuízos para a empresa de comunicação. Desta forma, o refile é essencial para qualquer peça publicitária.
Neste processo, é possível retirar as sobras de material ou resíduos, cortar e rebarbar, efetivar a separação adequada de um material e outro, conferir textura (a papéis, lona, acrílicos, etc.), padronizar o material, entre outras vantagens.
Onde é utilizado o refile?
Os materiais de comunicação, como papéis – como flyers, panfletos e folhetos – cartonagem, vidros, acrílicos, materiais adesivos – como películas de proteção solar e insulfilm, por exemplo – possuem a necessidade de refile, ou seja, no acabamento final e entrega de suas peças. Os procedimentos de acabamento variam conforme o material e a sua função.
O acabamento destes materiais pode contar com lâminas específicas para refile, seja no acabamento em máquinas ou manualmente, com o uso de estiletes, rebarbadores, aplicadores e ferramentas de raspagem, por exemplo.
Qualidade do produto
Além de desenvolver uma boa arte e um bom projeto, que é a alma do marketing, entregar um produto de qualidade, sem resíduos e imperfeições, contribui para a empresa de comunicação ser uma referência no mercado, padroniza o conteúdo a ser expresso pela marca e destaca a credibilidade do cliente junto ao seu público.
A todo momento, surgem novas técnicas de comunicação visual, novos recursos e materiais. Para ter destaque no mercado, é importante estar por dentro das tendências do setor, renovar as suas ferramentas e tecnologias utilizadas na produção, mas também buscar novas maneiras de garantir a qualidade e o acabamento das peças produzidas.
Lâminas de Refile Norma
Veja a seguir duas lâminas de refile Norma que atendem às empresas de comunicação visual:
- Lâmina de Refile 100x22x0,20mm – Esta lâmina é fabricada em aço carbono e é também conhecida como lâmina para raspador de vidro. É indicada na aplicação de películas de proteção solar e limpeza de vidros em geral.
- Lâmina de Refile 39,6×19,6×0,23mm – Foi desenvolvida em aço carbono, também é conhecida como lâmina para raspador “ratinho” – indicado para a remoção de materiais como adesivo e película. Além disso a lâmina é indicada para a remoção de tintas, cola em vidros e insulfilm.
Saiba mais!
Confira outras lâminas de refile Norma neste link. Veja ainda em nosso site outras soluções para as empresas de comunicação visual – como estiletes e lâminas que são indicadas para trabalhos leves ou pesados, em materiais como cartonagem, adesivos, acrílicos e plásticos, papéis, fitas e fitilhos e outros elementos comuns na rotina produtiva deste setor.
Veja também: Base de corte – Como aumentar a vida útil da sua lâmina
Gostou das dicas sobre o refile nas atividades de comunicação visual? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram e no Facebook!