Lâminas Norma para Estiletes – 5 dicas sobre como trocar e descartá-las

Tão importante quanto utilizar adequadamente o seu estilete Norma é saber fazer a sua manutenção. Por muito tempo, a troca de lâmina não será um problema para o usuário, já que as lâminas Norma para estiletes são compostas por materiais resistentes. Mas é importante saber como trocar o segmento gasto ou mesmo repor a lâmina da sua ferramenta. Veja 5 dicas para este procedimento!

1) Identifique os aspectos da lâmina Norma e do seu estilete

Cada modelo de estilete tem a sua forma específica de troca da lâmina – é preciso conferir as instruções de uso e manutenção na embalagem. Muitos dos modelos de estiletes Norma possuem até 8 posições de uso até que seja preciso repô-la. O número de posições vem indicado na embalagem do produto. Isso significa que é preciso apenas trocar o segmento gasto, expondo a lâmina na posição correta e quebrando-a com um alicate ou apenas inverter a lâmina para utilizar os outros segmentos disponíveis.

Que tal alguns exemplos de como trocar a lâmina em diferentes modelos de estiletes? Veja no vídeo abaixo, sobre o Estilete Profissional L750, como proceder na remoção do segmento gasto e descarte da lâmina:

Outros modelos de estiletes Norma requerem apenas que você inverta a lâmina para utilizar um novo vértice. É o caso do no Estilete Profissional Norma BP22, com lâmina oculta e quatro posições da lâmina antes do descarte. Veja a seguir como ocorre a troca da lâmina deste modelo:

Já no caso do Estilete de Segurança Retrátil Norma RA01, que automaticamente retrai a sua lâmina após o uso, a manutenção da lâmina é bem simples e possui um mecanismo próprio de destravamento da guia. Confira no vídeo a seguir:

E quando é preciso repor a lâmina, saiba que a Norma oferece também em seu portfólio as lâminas avulsas para cada modelo de estilete, prolongando o seu investimento com a ferramenta.

2) Não negligencie a hora de trocar a lâmina

Se a lâmina do seu estilete não corta adequadamente, chegando a causar danos ao material, ou se não oferece mais um corte preciso, é hora de trocá-la – seja quebrando o segmento ou trocando a lâmina inteira, dependendo do modelo da ferramenta.

Lâminas Norma para Estiletes

Não negligencie uma lâmina gasta ou com problemas apenas para economizar, como muitas pessoas fazem. Uma lâmina inadequada pode comprometer a qualidade do corte, impactar negativamente em seu trabalho e até mesmo colocar em risco a sua segurança.

DESTAQUE: Base de corte – Como aumentar a vida útil da sua lâmina

3) Utilize a lâmina adequada para cada corte

Uma forma de prolongar o uso da sua lâmina Norma é usar o estilete e lâminas corretos para cada função ou tipo de material. Por exemplo, utilizar estiletes de cortes leves e precisos em atividades pesadas irá comprometer com o uso não apenas a lâmina, mas toda a ferramenta, além de apresentar um corte ineficiente. Na hora de trocar a lâmina do seu estilete, veja qual a indicação adequada para o uso e para o modelo. Muitos modelos são aptos às mesmas lâminas.

DESTAQUE: Ergonomia em trabalhos com cortes precisos – Por que é tão importante?

4) Utilize os recursos certos

Na hora de trocar ou descartar a lâmina Norma, utilize alicates, luvas e outros equipamentos que garantam a sua segurança. Veja o que é preciso conforme as instruções de descarte da embalagem.

Lâminas Norma para Estiletes

Na hora de expor a lâmina para o corte do segmento, evidencie apenas o que é necessário, evitando danos nos demais segmentos. Esteja atento também às ações necessárias no estilete, como utilizar a roldana para soltar a lâmina ou utilizar uma chave de fenda para abrir a ferramenta.

5) Descarte a lâmina adequadamente

Na hora de descartar definitivamente a lâmina ou segmento, é preciso ter cuidado. Não é indicado jogá-la em lixeiras comuns sem envolvê-la em um material que a proteja de acidentes. Uma dica é o descarte das lâminas Norma no Tubo de Descarte para Lâminas, um destino adequado para estes rejeitos. A maioria das lâminas para estiletes são compostas por materiais recicláveis. Desta forma, após o uso, descarte adequadamente o material em recipientes de coleta seletiva.

Veja também:Cortes de precisão – 5 dicas para manter a qualidade e segurança

Gostou das dicas sobre como trocar e descartar lâminas para estiletes? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram e no Facebook!

Deixe uma resposta

Fechar Menu