Lâmina de Cerâmica X Lâmina de Aço Carbono – Qual a melhor?

Você já parou para pensar qual a lâmina mais potente para estiletes? Entre a Lâmina de Cerâmica X Lâmina de Aço Carbono, ambas muito resistentes e capazes na execução de cortes de precisão, até mesmo em materiais muito robustos, há grandes diferenças. A seguir, saiba qual é a mais eficaz e as vantagens de cada modelo.

Diferenças entre Lâmina de Cerâmica X Lâmina de Aço Carbono

Certamente, é comum as pessoas terem dúvidas sobre o melhor tipo de lâmina ou a mais resistente diante de tantas opções do portfólio da Norma. Aliás, um questionamento muito comum é sobre a diferença entre a Lâmina de Cerâmica X Lâmina de Aço Carbono. Afinal, qual é a melhor opção?

Sobretudo, a resposta é que depende de qual ferramenta de corte está precisando em seu trabalho. Ou seja, ambas as opções são excelentes, mas contam com vantagens distintas e são indicadas para cortar materiais diferentes.

Lâmina Trapezoidal de Aço Carbono

A Lâmina Trapezoidal de Aço Carbono tem espessuras de 0,5mm e 0,6mm e alta alta dureza (superior a 62 HRC).

Esta lâmina oferece grande capacidade de corte em diversos materiais. Recomenda-se a utilização de luvas de malha, óculos de segurança e demais equipamentos de proteção de individual (EPI). Assim, por conta da dureza elevada e da ótima afiação, esses fatores podem gerar um desgaste maior. Embora corte com mais facilidade, as trocas durante a operação são necessárias de acordo com a aplicação. Uma das vantagens da lâmina trapezoidal é a utilização dos dois vértices antes do descarte.

A Norma possui cinco modelos de lâmina em aço carbono – além da lâmina Black, em aço carbono extratemperado – que você pode conhecer diretamente neste link. Atendem a uma grande variedade de materiais, conforme cada modelo

Lâmina Trapezoidal de Cerâmica

Já a Lâmina Trapezoidal de Cerâmica, com espessura média (0,6mm), possui canto vivo, o que facilita a penetração no material de corte e é extremamente afiada, fabricada em óxido de zircônio (ZrO2).

Possui as seguintes vantagens: maior tempo de vida útil – resistência ao desgaste (10 vezes maior que a aço carbono), diminuindo o risco de contato e ferimento com a lâmina durante a troca; não necessita de lubrificação; não necessita de manutenção; é segura até 1600ºC em operação, sem produzir faíscas; não-condutora e não-magnética; possui risco menor de laceração.

Deste modo, para trabalhos pesados, em materiais como borracha, carpete, couro, filme laminado, papelão e piso vinílico, este modelo é bastante eficaz. Além disso, atende as atividades da indústria e atividades de logística.

Semelhanças

Para finalizar, ambas possuem o formato trapezoidal, que possibilita a utilização de dois vértices antes do descarte. Possui afiação em até dois ângulos, possibilitando um corte preciso. Confira nesta matéria os 5 tipos de lâminas mais resistentes do portfólio da Norma!

Veja mais sobre as Lâminas Norma no vídeo a seguir:

Veja também: Bico de Pato BP25 – Processo de Fabricação ou Uso na Logística

Então, o que achou das dicas sobre lâmina cerâmica X lâmina de aço carbono? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Norma no Instagram!  Veja os nossos tutoriais no Youtube!

Deixe uma resposta

Fechar Menu