Todos os tipos de indústria requerem instrumentos de corte de precisão, seja para a rotina da produção, logística, atividades administrativas, manejo de insumos e outras atividades. No caso da indústria química não é diferente.
No entanto, este setor muitas vezes precisa de lâminas e estiletes com ativos diferenciados – que ofereça mais segurança, como proteção antimicrobiana e aditivo magnético, por exemplo – tipos de lâminas que não permitam o contato com o operador, materiais atóxicos, lâminas resistentes e inoxidáveis, entre outros atributos. A seguir, confira algumas sugestões de lâminas e estiletes que podem contribuir efetivamente com a rotina da indústria química!
Indústria química e sua relevância
Em primeiro lugar, a “indústria química” é um termo onde cabem muitos tipos de atividades e a manipulação dos mais variados tipos de materiais e produtos. Além de oferecer uma ampla gama de produtos essenciais que impactam nossas vidas diárias e impulsionam o progresso tecnológico, a indústria química emprega muitas pessoas e é um dos setores mais relevantes para a economia nacional, contando com 216.139 profissionais de química e 47.605 empresas registradas.
Segundo lugar, vale ressaltar que a indústria química brasileira é a 6ª maior do mundo, gerando 2 milhões de empregos diretos e indiretos e representa 11% do PIB industrial. É o 3º maior setor industrial do PIB, com um faturamento líquido de US$ 187 bilhões.
Qual o estilete certo para a indústria química?
Certamente, há muitos tipos de estiletes e lâminas que se aplicam nas atividades da indústria química. O foco da escolha deve ser o tipo de atividade que será exercida. Estiletes não são todos iguais. A propósito, são desenvolvidos para atender a cortes de diferentes tipos de materiais, requisitos de segurança, objetivos de corte, tipos de profundidade e outros detalhes devem ser considerados na sua seleção de lâminas e estiletes para o trabalho na indústria química.
De fato, estiletes que contam com aditivo antimicrobiano, componentes atóxicos, lâminas resistentes e ativos magnéticos, elementos de segurança, por exemplo, são indicados para o segmento. Por isso, é importante ter uma variedade de estiletes e lâminas para ações distintas na sua rotina.
Melhores estiletes para a Indústria Química
A seguir, confira algumas inovações Norma que atendem à indústria química:
Estilete de Segurança Bico de Pato Norma BP65
O Estilete de Segurança Bico de Pato Norma BP65 é um estilete fabricado em termoplástico atóxico, com proteção antimicrobiana e aditivo magnético. Isso significa que, mesmo em contato com bactérias, o estilete se mantém livre de contaminação.
Além disso, este modelo conta com empunhadura ergonômica e estrutura reforçada para trabalhos pesados. Idealizado especialmente para a indústria alimentícia e indústria química, possui lingueta em aço inox para o corte de fitas adesivas, e bico pontiagudo, que facilita a introdução na caixa.
Ou seja, caso aconteça algum acidente, em que o estilete ou seus componentes sejam processados com os alimentos, é possível a fácil detecção do material. Aliás, com formato retangular, a lâmina em aço inox pode ser utilizada oito vezes antes do descarte. Assim, utilize este estilete em trabalhos pesados, em materiais como filme plástico, fita de arquear, fitilho e sacaria, em atividades da indústria alimentícia.
Estilete de Segurança Retrátil Norma RP62
Já o Estilete de Segurança Retrátil Norma RP62 é um produto pensado especialmente para a indústria química e alimentícia. Inclusive, trata-se de um estilete magnético, fabricado em termoplástico atóxico, com os componentes em aço inox, e que ainda possui aditivo antimicrobiano, oferecendo higiene e segurança ao usuário.
Isso é, o aditivo magnético possibilita a detecção do material, caso ocorra eventual acidente e o estilete venha a ser processado juntamente com os insumos do processo produtivo. Em destaque, possui retração automática da lâmina após o término do contato com o objeto de corte, garantindo maior segurança.
Aliás, a Lâmina Trapezoidal em aço inox, com exposição de 2cm, possibilita a utilização de dois vértices antes do descarte. Utilize-o para trabalhos leves e cortes precisos, em materiais como papelão, plástico e papel.
Estilete de Segurança Bico de Pato Norma BP35
Em suma, o Estilete de Segurança Bico de Pato Norma BP35 é a evolução do BP32. Sua estrutura é em termoplástico atóxico, com aditivo antimicrobiano e componentes em aço inox. Possui empunhadura ergonômica e estrutura reforçada para trabalhos pesados.
Conta também lingueta em aço inox, para o corte de fitas adesivas, e bico pontiagudo, que facilita a introdução na caixa. Sua lâmina oculta oferece segurança máxima ao operador. De fato, conta com formato retangular, a lâmina em aço inox pode ser utilizada oito vezes antes do descarte, o que proporciona excelente custo-benefício.
Deste modo, use o estilete BP35 para corte de filmes plásticos (stretch), couro, cintas plásticas, fitilho e sacarias em geral. Utilize-o na indústria (incluindo a indústria química), supermercados, farmácias, centros de distribuição, trabalhos logísticos e comércio em geral.
Estilete de Segurança Retrátil Norma RP41
Para finalizar, use o Estilete de Segurança Retrátil Norma RP41 na indústria alimentícia e de outros tipos, como a indústria química. É fabricado em termoplástico atóxico com aditivo antimicrobiano e componentes em aço inox, que proporciona higiene e segurança.
De antemão, o formato ergonômico do estilete RP41 se encaixa perfeitamente na mão, sendo um estilete confortável ao usuário. Após o término do contato com a superfície de corte, a lâmina se retrai automaticamente. Ou seja, a Lâmina Trapezoidal em aço inox possibilita a utilização de dois vértices antes do descarte.
Sobretudo, possui exposição de 1cm da lâmina, o que garante a preservação dos produtos no interior da caixa. Por exemplo, use a ferramenta para trabalhos leves e cortes precisos, em materiais como papelão, plástico e papel. De todo modo, use também para atividades da indústria química.
Veja também: Segurança do Trabalho – A prevenção começa com a escolha das ferramentas
Então, o que achou das dicas sobre estiletes ideais para a indústria química? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Norma no Instagram! Veja os nossos tutoriais no Youtube!