Uma rotina produtiva requer um certo cuidado na hora de organizar as suas ferramentas para a rotina de trabalho. Ter os recursos certos sempre em mãos determina a qualidade das suas atividades, a sua segurança e a qualidade da entrega final. Além disso, você terá mais agilidade e ainda otimiza a vida útil de suas ferramentas. A organização permite ainda que mantenha as ferramentas longe da oxidação e outros riscos.
Quando se trabalha com ferramentas de corte é ainda mais importante dispor os seus recursos de modo que possa ver e acessá-lo adequadamente. Por isso, a seguir, você pode conferir algumas boas práticas para organizar as suas ferramentas de forma adequada, conferindo mais agilidade no dia a dia.
1) Organize as suas ferramentas por categoria
A primeira dica para organizar as suas ferramentas adequadamente é organizá-las por categorias. Além disso, use um critério de frequência de uso para posicioná-las na sua base de trabalho – as que mais utiliza devem estar mais acessíveis e visíveis.
Nem sempre é fácil manter a organização dos equipamentos de trabalho. Mas nem que seja no fim do dia, devolva cada item ao seu local e categoria, seja na bancada, no painel de trabalho ou na caixa de ferramentas.
2) Escolha um local ou meio de transporte apropriado
É importante ter um espaço exclusivo para as suas ferramentas, seja uma caixa adequada, um painel funcional ou outro lugar em que possam ser organizadas, principalmente se possui também um local definido de trabalho.
Desta forma, é importante que o local onde organiza as suas ferramentas seja livre de umidade, sol, calor, frio e acesso das pessoas não autorizadas, para evitar riscos aos seus instrumentos de trabalho. Na hora de transportar, escolha recursos para acondicioná-los, bem como acessórios adequados para instrumentos de ponta ou corte, evitando a exposição da lâmina.
3) Selecione as ferramentas ainda úteis
Além disso, de tempos em tempos, é importante fazer uma seleção em suas ferramentas, separando os instrumentos ainda necessários e funcionais daqueles que já não servem mais para trabalhar.
Alguns podem até ser reciclados. Outros devem apenas ser substituídos. No caso dos estiletes e outros recursos de corte, às vezes é preciso apenas substituir a lâmina, sem a necessidade de se desfazer da ferramenta. Mantenha na sua rotina de trabalho apenas o que é necessário para o seu trabalho e tudo sempre nas melhores condições de uso. Isso irá garantir a sua segurança e a qualidade do seu trabalho.
4) Utilize acessórios para organizar as suas ferramentas
Caixas acrílicas, metálicas ou plásticas, painéis de parede, caixas de ferramenta para transporte, cinto de utilidades: seja como utiliza as suas ferramentas, elas sempre podem estar bem estabelecidas em acessórios de transporte ou organização.
Além das ferramentas, tenha em mãos outros tipos de acessórios, como os de medição, de amolação e afiação, bases de corte, tubos de descarte de lâminas, luvas e equipamentos de proteção, etc.
5) Mantenha as ferramentas acessíveis, visíveis e prontas para usar
Para finalizar, há três características da organização de ferramentas que deve estar em sua mente sempre na hora de dispor os seus itens de trabalho: ser acessível, ser de fácil visualização e estarem em condições adequadas ao uso. Isso porque ferramentas danificadas comprometem a atividade. A acessibilidade e a visibilidade tornam o trabalho mais dinâmico, sem oferecer riscos ao usuário. Isso faz a diferença durante a rotina funcional!
Veja também: Indústria de Plástico – Conheça os estiletes especiais para este segmento
Então, o que achou das dicas sobre como organizar as suas ferramentas para a rotina de trabalho? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Norma no Instagram! Veja os nossos tutoriais no Youtube!