A variedade de estiletes profissionais é tão grande quanto os diversos tipos de profissões e atividades que necessitam deste tipo de ferramenta. O fato é que muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual estilete profissional escolher na hora de adquiri-lo. Por este motivo, selecionamos 5 dicas úteis para ajudá-lo nesta tarefa. Confira!
1) Considere as suas atividades profissionais
Que tipo de atividade profissional você executa? Quais ações requerem um estilete profissional? O primeiro passo é entender o que deve ser feito para escolher o estilete Norma conforme as suas necessidades profissionais.
Quer um exemplo? Se o seu trabalho exige muita precisão de corte em materiais como adesivo (envelopamento) e película (window film), o que é comum nas empresas de comunicação visual, e precisa de uma ferramenta fácil de manusear, uma indicação é o Estilete 30 graus Inox S18. Ele possui trava automática e lâmina 30 graus de aço carbono, com um design fino e adequado aos trabalhos precisos.
Mas se as suas atividades profissionais envolvem trabalhos extrapesados, com cortes em materiais espessos e resistentes, como borracha, carpete, couro, filme laminado e piso vinílico, o que é característica das demandas industriais, uma opção é o Estilete Profissional 25mm H11, que é extralargo e tem o corpo emborrachado.
Veja que para cada atividade profissional há um estilete Norma adequado, que vai agregar segurança e alta performance aos seus trabalhos. Defina bem o objetivo para a ferramenta antes de escolhê-la.
2) Escolha conforme as necessidades de corte
O tipo de corte pode definir a sua escolha pelo estilete profissional. Para cortes precisos, profundos e profusos, os estiletes mais largos e os extralargos podem ser a solução. Já em cortes precisos e delicados, que não comprometa o material ou que requer um acabamento mais aprimorado – como acabamento das chapas de acrílico e PVC, por exemplo – o ideal seria um estilete riscador.
Que tipo de corte deseja desempenhar? Este é o segundo questionamento para escolher o estilete profissional adequado. É preciso lembrar ainda que para cada tipo de corte há um estilete indicado, e que muitas atividades profissionais exigem mais de um modelo de estilete.
3) Estilete profissional X tipo de material
A terceira etapa para a escolha do estilete profissional perfeito é conhecer o tipo de material que irá lidar. O tipo de material tem a ver com o tipo de atividade profissional ou atividade da empresa. E quando a sua atividade envolve vários tipos de materiais, é também aconselhável usar mais de um tipo de estilete. O tipo de lâmina e a sua espessura podem determinar a escolha, bem como o tipo de estilete e as características e funcionalidades que ele possui.
Por exemplo, em empresas de comunicação visual, é comum o corte preciso em acrílico, laminados, PS, PVC e plásticos em geral, entre outros materiais. Neste caso, uma opção seria o Estilete Profissional Riscador P11, que possui dois tipos de lâminas, uma gancho para riscar e uma reta para dar acabamento nestes materiais.
Contudo, as empresas de comunicação visual também lidam com materiais como carpete, borracha, filme laminado, couro e piso vinílico e requerem ferramentas de profundidade de corte. Neste caso, o estilete ideal poderia ser o Estilete Profissional Norma L750, que garante precisão mesmo em materiais espessos.
4) Conheça os diferentes tipos de estiletes Norma
Uma forma de escolher o estilete profissional ideal para as suas atividades é conhecendo os modelos Norma que estão à sua disposição. Acesse este link e saiba mais sobre as opções, navegando pelos modelos e vendo as indicações de uso.
5) Teste a sua ferramenta e aprenda a usá-la
Nem sempre a escolha pelo estilete profissional correto será algo fácil. Para atividades muito específicas, é indicado que faça testes de uso. A escolha muitas vezes vem da experiência do usuário – a forma como deseja utilizar o estilete em suas atividades, a ferramenta que mais se identificou, o que funciona na sua atividade, etc.
Testar o dispositivo é uma forma de tirar dúvidas que possa ter sobre a ferramenta mais indicada. Outra dica é aprender a usar adequadamente o estilete. Siga as instruções da embalagem e veja nesta matéria algumas dicas de como garantir a segurança durante o corte.
Veja também:Ergonomia em trabalhos com cortes precisos – Por que é tão importante?
Gostou das dicas sobre como escolher o estilete profissional ideal? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram e no Facebook!